Encontrado planeta gêmeo da Terra
NASA encontra planeta semelhante ao nosso no sistema solar Kepler
Telescópio espacial Kepler da NASA descobriu recentemente um planeta semelhante à Terra em órbita de uma estrela próxima dentro da zona habitável da nossa galáxia. Kepler-186F é de aproximadamente 500 anos-luz da Terra, na constelação Cygnus.
A zona habitável, também conhecida como a zona Cachinhos Dourados, é a região em torno de uma estrela dentro do qual objetos planetários em massa com pressão atmosférica suficiente podem suportar água líquida em sua superfície. Embora tenha sido estimado que existem pelo menos 40 bilhões de planetas do tamanho da Terra orbitando em nossa galáxia da Via Láctea, esta descoberta particular é marcado o primeiro planeta do tamanho da Terra a ser encontrado na zona habitável de uma outra estrela.
O QUE ISTO SIGNIFICA?
Além de Kepler-186F, há quatro outros planetas que orbitam uma estrela próxima dentro do sistema Kepler-186F. O que isto significa é que se a estrela próxima a este planeta é semelhante ao nosso Sol, então a probabilidade de vida neste planeta aumenta exponencialmente.
"Sabemos de apenas um planeta onde existe vida - Terra. Quando procurar vida fora do nosso sistema solar nos concentramos em encontrar planetas com características que imitam a da Terra ", disse Elisa Quintana, investigadora no Instituto SETI no centro de pesquisa da NASA Ames, em Moffett Field, Califórnia., E principal autor do artigo publicado hoje na revista Science. "Encontrar um planeta zona habitável comparável à Terra em tamanho é um grande passo à frente."
A estrela próxima a Kepler-186F tem metade da massa e tamanho, se comparado ao Sol do nosso sistema solar e recebe apenas um terço da energia que recebemos de nosso. Kepler-186F orbita (gira) sua estrela a cada 130 dias, precisamente 129,9 dias. [tradução direto do site]
Fonte: Viralike.tv