top of page
p questão 1
p questão 2
p questão 3
p questão 4
p questão 5
Quem sou eu?
Sou Biólogo formado em 2002 pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atuo como professor regente de turma do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e 1º ao 3º anos do ensino médio. 
Sites de Pesquisas

Fontes de Pesquisa desse Site

Pesquisas por Tags
Follow "THIS JUST IN"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Mapa do desenvolvimento científico mundial

Veja o mapa abaixo:

Mapa Global da Produção Científica

Está achando que é um mapa do nosso planeta pós-apocalíptico?

Não na verdade este mapa está relacionado com os artigos científicos produzidos pelo mundo. Nele podemos observar uma aparência bem estranha e muito irregular. O hemisfério Norte estaria muito grande em detrimento da parte Sul, que desapareceria do mapa.

Fatores para desigualdade científica

  • A economia e o desenvolvimento tecnológico são fatores que são estão diretamente ligados a produção científica e impulsionam as pesquisas pelo mundo.

  • Os países que integram OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, composta majoritariamente de nações do hemisfério norte, que tem o Chile como membro) produziu uma média de 2,4% de pesquisas e desenvolvimento de seus PIB em 2009.Comparando com países em desenvolvimento que não atingiram nem 1%.

  • Sem recursos necessários para desenvolvimento de seus projetos, diversos pesquisadores perdem tempo captando recursos fora das universidades, diminuindo seu tempo na pesquisa propriamente dita. De acordo com o site hypescience.com, um “exemplo disso é o da neurocientista Suzana Herculano-Houzel. Primeira brasileira a dar uma palestra na Conferência TEDGlobal, ela tem pesquisa publicada na “Science”, uma das principais revistas científicas do mundo, mas corre o risco de ter que parar seus trabalhos no laboratório que chefia no Rio de Janeiro, por falta de recursos.”

  • As tecnologias também é um grande fator para emperrar o desenvolvimento científico principalmente em países africanos. Nesses países sistema de comunicação é muito lenta e muito cara dificultando a colaboração entre pesquisadores e cientistas de outros países.

  • Além desses fatores tem também as panelinhas das revistas científicas que não são nada neutras na hora de publicarem seus artigos, que dão preferência aos europeus e norte-americanos.

  • Outro fator importante também a ser mencionado seria que os cientistas da parte sul fazem suas pesquisas no hemisférios norte, o que prova o potencial da parte do sul.

  • Com a falta de investimento do sul grandes pesquisadores preferem fazer suas publicações também nestas revistas renomadas para terem seus nomes valorizados

  • Vale lembrar também que tem muita pesquisa científica publicada dentro de universidades e que não estão nessas revistas e que são de grande importância, como as monografias e relatórios técnicos.

Portanto é necessário países em desenvolvimento ficaram antenados a esses fatores de desenvolvimento, pois investem na economia e esquecem que as tecnologias científicas que são caras estão no hemisfério Norte, deixando-os escravos de seus trabalhos científicos e tecnológicos.

Ofertas de Natal - Americanas Descontaço!!!

Diga mais sobre este item. Sobre o que é este item e o que há de interessante nele? Para personalizar este item, clique aqui > Adicionar e Gerenciar Itens.

Please reload

MY BUTTON
r questão 1
r questão 2
r questão 3
r questão 4
r questão 5
bottom of page